Treinamento de Cães: Como Treinar o seu Cachorro em Casa

24/05/2021

       O treinamento doméstico é uma das partes mais importantes do treinamento de qualquer cão para ser uma parte valiosa da família. Como acontece com muitos outros aspectos do treinamento de cães, a melhor maneira de treinar um cão é usar a própria natureza do cão em seu benefício.

       A grande vantagem dos cães, e o que pode tornar o treinamento doméstico muito mais fácil, é que os cães são, instintivamente, animais muito limpos. Os cães preferem não sujar as áreas onde dormem e comem. 

       Além disso, os cães são muito bons em desenvolver hábitos relativos aos locais onde gostam de urinar e defecar. Por exemplo, os cães que estão acostumados a eliminar em concreto ou cascalho preferem eliminar ali, em vez de na grama ou terra. É possível usar esses hábitos caninos naturais ao treinar seu cão em casa.

Configurando a área de treinamento

       O primeiro passo para treinar seu cão em casa é preparar sua área de treinamento. Um espaço pequeno e confinado, como um banheiro, ou parte de uma cozinha ou garagem, funciona melhor como área de treinamento.

       Este método de treinamento difere do treinamento em caixas. O treinamento da caixa é ótimo para filhotes e cães pequenos, mas muitos cães maiores acham uma caixa muito confinante.

       É importante que o dono passe o máximo de tempo possível na área de treinamento com seu cão. É importante que o dono brinque com o cão na área de treinamento e deixe o cão comer e dormir nessa área. 

       O cão deve receber uma cama especial na área de treinamento, desde uma cama comprada em uma loja, uma toalha grande e uma caixa grande. No início, o cão pode eliminar nesta área, mas uma vez que o cão a tenha reconhecido como seu próprio espaço, ele ou ela relutará em sujá-la.

       Depois que o cachorro se acostuma a dormir na cama, o dono pode movê-lo pela casa, mudando-o de cômodo para cômodo. Quando você não estiver com seu cão, ele deve ser confinado à área de treinamento.

Configurando a área do banheiro

       A segunda parte do treinamento da casa é preparar a área do banheiro para o cão. É importante que o cão tenha acesso a esse local toda vez que precisar fazer suas necessidades. 

       Também é importante que o dono acompanhe o cão todas as vezes até que ele adquira o hábito de fazer as necessidades na área do banheiro. Isso garantirá que o cão use apenas a área de banheiro estabelecida.

       Um cronograma de alimentação definido torna o processo de treinamento do galpão muito mais fácil para o dono e para o cão. 

       Alimentar o cão regularmente também criará uma programação regular para os hábitos de toalete do cão. Depois de saber quando é provável que seu cão precise fazer suas necessidades, será simples guiá-lo até a área de banheiro estabelecida.

       Uma vez que o cão tenha estabelecido uma área de banheiro e esteja usando-a regularmente, é muito importante não confinar o cão sem acesso à área de banheiro por longos períodos de tempo. 

       Isso porque se o cão não conseguir segurá-lo, ele pode ser forçado a eliminar na área de treinamento. Esse hábito pode tornar o treinamento em casa muito mais difícil.

Continuando o processo de treinamento da casa

       Depois que o cão está eliminando consistentemente na área do banheiro e não sujando a área de treinamento, é hora de estender essa área de treinamento ao resto da casa. 

       Este processo deve ser feito lentamente, começando com um cômodo e expandindo lentamente para o resto da casa. A área só deve ser estendida quando você tiver certeza da capacidade do cão de controlar a bexiga e os intestinos.

       Ao expandir a área de treinamento para um único cômodo pela primeira vez, deixe o cachorro comer, brincar e dormir naquele cômodo, mas apenas quando supervisionado. 

       Quando não for possível supervisionar o cão, coloque-o de volta na área de treinamento original. Então, depois que o cão aceitar a sala como uma extensão da área de treinamento original, a área pode ser ampliada.

Acelerando o processo

       Se esse processo for muito demorado para suas necessidades, ele pode ser acelerado, mas é importante proceder com cautela. É mais fácil perder tempo com antecedência do que treinar um cão problemático mais tarde. 

       Uma maneira de acelerar o treinamento da casa é elogiar e recompensar o cão toda vez que ele usar a área do banheiro estabelecida. Também é importante não punir o cão por seus erros. A punição só vai confundir o cão e retardar o processo de treinamento da casa.

       Essas informações foram úteis para você? Aprenda a cuidar melhor de seu bicho de estimação com nosso livro digital "O MEU AMIGO DE PATAS" e "que é um livro digital completo que ensina como cuidar de gatos e cachorros "DIETA CERTA PARA CÃES" que vai te dar uma direção para a vida saudável de seu bichinho. Os botões estão localizados logo abaixo desse texto.          

VEJA MAIS DICAS