Como Manter o Seu Peso na Menopausa
Mulheres entre 35 e 55 anos logo experimentarão a menopausa. Não é uma doença, mas sim uma fase da vida em que a mulher não poderá mais conceber um filho. Um dos sintomas associados a essa fase é o ganho de peso.
Na verdade, 90% das mulheres ganharão alguns quilos a mais, o que não é resultado direto de comer demais, mas sim de uma mudança nos seus hormônios.
Aquelas que já estão na menopausa provavelmente notarão uma mudança na forma de seu corpo físico. A maioria vai ganhar entre 10 a 15 libras, mas isso não vai acontecer durante a noite. Isso acontecerá gradualmente como um ou dois quilos por ano durante a pré-menopausa e um pouco mais rápido para aqueles que estão na menopausa precoce e cirúrgica.
As áreas onde você verá uma mudança física serão no abdômen, fazendo com que você pareça gordo quando se olhar no espelho. Novamente, isso não é culpa sua, mas um fato da vida, porque também já existem flutuações em seus hormônios.
Para explicar isso melhor, você precisa entender que os hormônios não afetam apenas nosso comportamento, mas também têm um impacto direto em nosso apetite, armazenamento de gordura e metabolismo.
As mulheres têm quatro hormônios: androgênio, estrogênio, progesterona e testosterona. O primeiro, a saber, o andrógeno, é o que coloca o excesso de peso em torno de seu abdômen. Isso acontece porque quando você atinge o andrógeno, seu corpo produz mais desse hormônio, fazendo com que você ganhe peso aqui, em vez de em seus quadris, coxas ou nádegas.
O estrogênio é o hormônio responsável pela ovulação mensal. Quando você atinge a idade da menopausa, o nível de estrogênio produzido pelo corpo diminui. Por causa disso, seus ovários precisam de uma fonte de estrogênio para que ele aproveite as células de gordura que têm a capacidade de fazer isso acontecer. Isso força o corpo a converter calorias em gordura, mas como suas células de gordura são incapazes de queimar calorias como seus músculos fazem quando você se exercita, isso também faz com que você acumule alguns quilos a mais.
Outro hormônio que também diminui durante a menopausa são os níveis de progesterona. Isso causa retenção de água e inchaço. A única boa notícia é que isso geralmente desaparece depois de alguns meses.
A testosterona é aquela que converte a massa muscular magra das calorias que você ingere ao comer. Durante a menopausa, esse nível também cai, resultando na perda desse músculo. Isso vai desacelerar o seu metabolismo, dificultando a queima dos alimentos ingeridos e também causando ganho de peso.
Outros fatores que podem causar ganho de peso durante a menopausa podem ser atribuídos à resistência à insulina e ao estresse. A resistência à insulina ocorre quando o corpo converte cada caloria em gordura. O estresse também pode fazer isso acontecer, pois o corpo armazena calorias em vez de queimar como forma de economizar energia.
Então, como você será capaz de reduzir o ganho de peso da menopausa? Muitos especialistas acreditam que isso será difícil, mas não impossível. O mais óbvio é fazer uma dieta balanceada. Você terá que desistir de produtos alimentícios que contenham açúcares refinados e trocá-los por frutas e vegetais. Você também deve reduzir o consumo de álcool, cafeína e nicotina.
Tanto quanto possível, tente se manter ativo fazendo exercícios regularmente. Exemplos disso podem ser aeróbica, ciclismo, corrida, corrida e caminhada que aumentam a massa muscular e previnem a osteoporose.
Essas informações foram úteis para você? Aprofunda-se mais no assunto para manter a sua dieta sempre em dia e cada vez mais saudável com nossos livros digitais DIETA DETOX TURBO, EMAGREÇA COM INTELIGENCIA, E-FITNESS PARA A VIDA e E-FITNESS TRAINING FULL. Os botões estão logo abaixo desse texto.