13 Coisas que você precisa saber sobre azeite

21/10/2020

      As oliveiras já eram cultivadas a cerca de 3000 anos aC. na antiga Mesopotâmia, onde esses povos antigos usavam o azeite para se proteger do frio e se untavam com azeite nas batalhas para se tornarem escorregadios.   

      Com o passar dos anos os romanos e gregos usavam o azeite para culinária, combustíveis de iluminação, medicamento, balsamo, perfume impermeabilizante de tecidos e usado como lubrificante.

      Nessa época o azeite era extraído da azeitona esmagada por um mecanismo de tração animal e exportado da cidade de Tiro para o Egito e Israel.

      Entre outras historias antigas o azeite no cristianismo simboliza o Espírito Santo e somente no século VII aC foi investigados por médicos, filósofos e historiadores sobre suas propriedades benéficas para os seres humanos.

       O azeite é considerado um dos mais saudáveis na culinária sendo muito rico em vitamina E e K cerca de 100 ml supre até 75% a quantidade que o ser humano precisa diariamente e magnífico antioxidante, regula o PH do corpo, alem do Omega 3 que protege a saúde do cérebro e coração, elimina os radicais livres, protege o fígado e a vesícula biliar,controla a saciedade, previne diabetes porque controla níveis de açúcar no sangue, atuando também como um anti-inflamatório natural, previne o AVC eliminando os coágulos sanguíneos. Vou citar aqui de forma mais clara cada uma dessas funcionalidades:

1º PREVINE DOENÇA DE ALZHEIMER

Testes feitos em camundongos que consumiram o azeite tiveram um apontamento de que esses animais tiveram estimulo na produção de proteínas que eliminas compostos beta-amilóides das células cerebrais, responsáveis pela doença, fato ainda em investigação.

2º DOENÇAS NA PELE

O antioxidante do azeite inibe o estresse oxidativo das células da pele graças a quantidade de vitamina A na composição e alta concentração de acido oleico reparando danos.

3º EFEITO ANTI-INFLAMATÒRIO

O estresse libera fatores inflamatórios que são inibidos a quem consome o azeite através do oleocantal, uma substancia antioxidante encontrado no azeite.

4º DIMINUI RISCO DE DEPRESSÃO

Através de estudos feitos na Espanha, foi comprovado que as propriedades do azeite é eficaz contra a depressão, ao contrario de quem consome a gordura trans que esta mais vulnerável a doença.

7º TRATAMENTO E PREVENÇAO DE OSTEOPOROSE

Foi comprovado cientificamente que o azeite melhora na densidade óssea, tornando os ossos mais resistentes.

8º PREVENÇÃO DO CANCER

A ingestão regular de azeite pode a longo prazo previnir alguns tipos de câncer principalmente o câncer de mama pois o azeite extra-virgem tem a capacidade de ativar uma cascata de sinalização da célula que reduz a atividade de um oncogene, protegendo o DNA. Rico em polifenóis, tocofenóis e antioxidantes, pode reduzir a mutação das células afetadas pelo câncer que desencadeiam sem controle.

9º DIABETES

A diabetes do tipo II foi reduzida na metade entre os povos que consomem o azeite, comprovando que existe a eficácia contra essa doença devido a sua magnífica composição.

10º PERDER PESO

Alem de todos os benefícios oferecidos pelo azeite ele também ajuda acelerar o metabolismo, o que consequentemente faz o individuo perder peso assim que for substituída por outras gorduras como as saturadas, hidrogenadas e trans.

11º REPAROS MUSCULARES

O consumo do azeite recupera microlesões causadas pelo exercício físico, induzindo a formação de novos tecidos musculares auxiliando no crescimento muscular.

12º MODIFICA O COLESTEROL

Um dos efeitos do azeite é que ele tem a ação de converter o colesterol ruim LDL por colesterol bom HDL o que reduz o risco de doenças como infarto, e derrame cerebral.

13º CUIDA DO CORAÇÃO

O azeite protege veias e artéria contra o envelhecimento e também um aliado potente contra a hipertensão regulando as funções cardiovasculares e cuidando contra doenças no miocárdio.

A qualidade do azeite esta relacionada a sua acidez, quanto menos acidez melhor sua qualidade por exemplo:

AZEITE VIRGEM: Quando o óleo é extraído da fruta esmagada vai para uma avaliação para selecionar seguindo alguns parâmetros físicos e sensoriais como acidez, absorção de ultravioleta e índice de peróxido.

AZEITE EXTRA-VIRGEM: Classificado como o azeite mais puro com nível de acidez abaixo de 0,8%.

AZEITE REFINADO: É passado por processo industrializado de refinação, sendo ainda mais saudável que outro tipo de gordura vegetal.

O azeite é processado frio e armazenado em vidro escuro para conservar a sua qualidade evitando a sua oxidação.

Como vimos o azeite é uma excelente fonte de saúde, rico em nutrientes, gorduras saudáveis, acido graxo importante nas funções vitais do corpo humano, porem, recomenda-se o consumo máximo de 2 colheres de azeite por dia para evitar problemas com seus nível calórico, mesmo sendo um alimento saudável, considerando que 2 colheres do ingrediente equivale a 178 calorias.

Se gostou das dicas, acompanhe o meu blog que terei sempre uma boa novidade para vocês.

VEJA MAIS DICAS