Anomalias que seu cão pode herdar

Uma parte vital de uma boa prevenção é conhecer os tipos comuns de doenças e distúrbios associados a determinadas raças de cães.
Para os cães, as partes do corpo afetadas com mais frequência por problemas congênitos são o sistema nervoso central, os olhos, os músculos e os ossos. Por exemplo, o Beagle, o Collie, o Poodle miniatura, o pastor alemão e o Keeshond têm maior probabilidade de herdar a epilepsia.
Diferentes tipos de distúrbios do sistema nervoso são freqüentemente transmitidos dentro de certas raças. Exemplos são paralisia das pernas dianteiras e traseiras, que é comum no Setter Irlandês, uma falha de coordenação muscular comum no Fox Terrier e um inchaço anormal do cérebro é comum no Chihuahua, Bulldog Inglês e Cocker Spaniel.
Um grande número de raças comuns sofre de anomalias oculares congênitas, incluindo glaucoma, catarata e cegueira.
Raças como Basenji, Basset Hound, Pekingese, Lhasa Apso e Cairn Terrier apresentam alto risco de hérnias inguinais (o intestino se projeta para a virilha). Hérnias umbilicais (o intestino se projeta através do umbigo) são defeitos herdados em raças como Bull Terrier, Cocker Spaniel, Pekingese, Basenji, Collie, Weimaraner, Airedale Terrier e Pointer.
Para evitar que os problemas de saúde do seu cão se agravem, é necessário detectá-los precocemente. Portanto, é necessário fazer um check-up básico em seu cão uma vez por semana. Esse check-up não leva mais do que alguns minutos e pode ajudar a prevenir problemas e despesas futuras.
Comece com uma massagem corporal. Isso deixa seu animal de estimação confortável. Enquanto aplica a massagem nele, verifique se há sinais de escamação ou crostas que podem ser um sinal de parasitas, distúrbio de pele ou alergias.
Verifique também se há caroços e saliências. Embora sejam uma parte normal do envelhecimento em cães, também podem ser um sintoma de que algo está errado. Verifique se há algum inchaço que possa indicar parasitas, problemas cardíacos ou câncer. Sua respiração deve ser suave e tranquila, a menos que ele esteja ofegante. Se sua respiração for áspera ou chocante, ele pode ter um problema respiratório.
O batimento cardíaco do seu cão deve ser regular e forte. Para verificar o pulso dele, coloque a mão contra o peito, perto do cotovelo esquerdo. Conte o número de batidas em 15 segundos e multiplique por quatro. A taxa deve variar entre 60 e 160.
Por último, examine seus ouvidos, olhos e boca e verifique se há sinais de anormalidades.
Essas informações foram úteis para você? Aprenda a cuidar melhor de seu bicho de estimação com nosso livro digital "O MEU AMIGO DE PATAS" e "que é um livro digital completo que ensina como cuidar de gatos e cachorros DIETA CERTA PARA CÃES" que vai te dar uma direção para a vida saudável de seu bichinho. Os botões estão localizados logo abaixo desse texto.